quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

O Eldorado existe... e está muito próximo!



Em atenção à sugestão do Sr. Marcos Siarvi (Assessor do Secretario de Esportes de São Caetano do Sul) fomos até a Associação Recreativa Alvi Celeste conhecer um dos locais indicados para sediar o clube. Logo na entrada já tivemos uma agradável surpresa: o chão do salão lembra tabuleiros de xadrez!


Qual não foi a nossa surpresa ao verificar que a sala atende todos os requisitos básicos para a instalação do Clube de Xadrez (sala grande, bem arejada, bem iluminada, local silencioso, estacionamento interno, lanchonete no andar térreo, etc.) que tanto aspiramos e desejamos.



Motivados e satisfeitos com o que vimos, imediatamente voltamos à Secretaria de Esportes.

Recebidos novamente pelo Srs. Gilberto Tadeu e Siarvi, comentamos os fatos positivos e negativos (hoje em dia a sala é usada também para a prática do judô), enfatizamos a necessidade de compra dos materiais listados no oficio, assim como, algumas modificações (por exemplo, a colocação de divisórias para separar a secretaria do clube das dependências de jogo) que se fazem necessárias para a adequação ideal do espaço.


O Sr. Gilberto Tadeu solicitou ao Sr. Siarvi para que tome todas as medidas necessárias com a máxima urgência (as mais importantes no momento: transferência do pessoal do judô para outro local, colocação da divisória solicitada e abertura de uma licitação para a compra dos materiais solicitados) para que num prazo curtíssimo possamos começar a usar as instalações do clube Alvi Celeste direcionada ao Clube de Xadrez da cidade.



O Sr. Marco Siarvi enfatizou também a necessidade do Grupo formalizar oficialmente a abertura do clube com uma ata e demais documentações necessárias, para que a PMSCSul possa deliberar uma verba para o funcionamento do clube, assim como, filiação à Federação paulista de Xadrez e demais entidades oficiais.

Encerro com muita alegria e a certeza de que em breve, muito breve, finalmente teremos novamente em São Caetano do Sul, um local digno para a pratica e o desenvolvimento do jogo de xadrez. Aproveito para conclamar aos antigos jogadores da cidade para que nos ajudem, participando ativamente de nossas atividades, a reerguer o Clube de Xadrez de São Caetano do Sul.

Um sonho sonhado sozinho é um sonho. Um sonho sonhado junto é realidade.



Caros amigos enxadristas de São Caetano do Sul e região, na tarde de ontem (30/01/2013) um grupo capitaneado pelo Dr. Jayme Tortorello esteve na sede da Secretaria de Esportes de São Caetano do Sul, com o objetivo de solicitar a abertura de um Clube de Xadrez na cidade.



Nos últimos anos, eu particularmente, fiz diversas tentativas com tal finalidade, mas em nenhuma delas obtive sucesso. Com a mudança política ocorrida na cidade, resolvemos fazer uma nova tentativa. Com alegria recebemos na quinta-feira passada a informação de que a reunião fora agendada para o dia de ontem, às 16h.



No horário combinado, o grupo formado por: Jayme Tortorello, Mario Vaz, João Paulo Mendes Parreira, Massakatsu Niiagy, João Szabo, Mathias Negrão Kux, Vinicius Pahim, Matheus Ramos e Danilo Thimóteo da Cunha, compareceu com o ofício GX001/13 para entregar ao Secretario.



Da esquerda para a direita: Mathias Negrão Kux, Danilo Thimóteo da Cunha, Dr. Jayme Tortorello, Matheus Ramos, Vinicius Pahim, Prof. Gilmar Tadeu Ribeiro Alves (Secretário de Esportes de SCSul), Dr. João Szabo, João Paulo Mendes Parreira e Prof. Massakatsu Niiagy.

Conforme o estabelecido, na hora combinada, fomos recebidos pelos Srs. GILMAR TADEU RIBEIRO ALVES (novo Secretario de Esportes de SCSul) e MARCOS SIARVI (assessor do Secretario) e após as apresentações iniciais fizemos a leitura do “oficio/pedido”. Em anexo a este “post” eu coloquei uma cópia do oficio.


Ao final da leitura o Sr. Gilmar Tadeu tomou a palavra e enalteceu a nossa iniciativa e disse, também, que uma das principais atribuições que o Prefeito lhe passara era a de prestigiar e fortalecer o esporte amador da cidade. Em seguida, como professor que é, falou sobre os benefícios conhecidos da pratica do jogo de xadrez (entre outros: o raciocínio lógico e o estimulo à capacidade de cálculo que produzem excelentes resultados no desempenho escolar; tenacidade, memória, concentração, etc.). Outra informação recebida do Prefeito é de que a partir de 2013 a modalidade xadrez (e muitas outras) será representada nos Jogos Regionais e Jogos Abertos do Interior por equipes amadoras. Ou seja, a equipe de xadrez de SCSul será indicada pelo Clube de Xadrez da cidade – para tanto realizaremos anualmente o Campeonato Oficial de São Caetano do Sul que servirá de base para a montagem da equipe.


Da esquerda para a direita: Mathias Negrão Kux, Danilo Thimóteo da Cunha, Matheus Ramos, Vinicius Pahim, Prof. Gilmar Tadeu Ribeiro Alves (Secretário de Esportes de SCSul), Dr. João Szabo, Mario Vaz, João Paulo Mendes Parreira e Prof. Massakatsu Niiagy.


Em seguida solicitou ao Sr. Marcos Siarvi que fizesse uma explanação a respeito do jogo de xadrez na cidade. Este informou que foi iniciado um trabalho no ano passado, com alunos da do ensino fundamental da cidade, com o treinamento de damas e xadrez, mas que o mesmo foi descontinuado nos últimos meses do ano.



O Sr. Gilmar Tadeu disse então para indicarmos um líder do grupo para que este juntamente com o Sr. Siarvi iniciasse estudos para a abertura do clube. O Sr. Siarvi tomou a palavra e indicou o Clube Alvi- Celeste como um ótimo local para sediar o clube. Imediatamente os representantes do Grupo solicitaram autorização para ir até o local indicado para verificar as reais condições do mesmo. Autorização obtida, para lá nos encaminhamos.



Qual não foi a nossa surpresa ao verificar que a sala atende todos os requisitos básicos para a instalação do Clube de Xadrez (sala grande, bem arejada, bem iluminada, local silencioso, estacionamento interno, lanchonete no andar térreo, etc.) que tanto aspiramos e desejamos. Motivados e satisfeitos com o que vimos, imediatamente voltamos à Secretaria de Esportes.



Recebidos novamente pelo Srs. Gilberto Tadeu e Siarvi, comentamos os fatos positivos e negativos (hoje em dia a sala é usada também para a prática do judô), enfatizamos a necessidade de compra dos materiais listados no oficio, assim como, algumas modificações (por exemplo, a colocação de divisórias para separar a secretaria do clube das dependências de jogo) que se fazem necessárias para a adequação ideal do espaço.



O Sr. Gilberto Tadeu solicitou ao Sr. Siarvi para que tome todas as medidas necessárias com a máxima urgência (as mais importantes no momento: transferência do pessoal do judô para outro local, colocação da divisória solicitada e abertura de uma licitação para a compra dos materiais solicitados) para que num prazo curtíssimo possamos começar a usar as instalações do clube Alvi- Celeste direcionada ao Clube de Xadrez da cidade.



O Sr. Marcos Siarvi enfatizou também a necessidade do Grupo formalizar oficialmente a abertura do clube com uma ata e demais documentações necessárias, para que a PMSCSul possa deliberar uma verba para o funcionamento do clube, assim como, filiação à Federação paulista de Xadrez e demais entidades oficiais.



Encerro com muita alegria e a certeza de que em breve, muito breve, finalmente teremos novamente em São Caetano do Sul, um local digno para a pratica e o desenvolvimento do jogo de xadrez. Aproveito para conclamar aos antigos jogadores da cidade para que nos ajudem, participando ativamente de nossas atividades, a reerguer o Clube de Xadrez de São Caetano do Sul.


Aproveito para estender esse convite a todos os jogadores da região que tenham interesse em participar de competições oficiais (Jogos Regionais, Jogos Abertos, Campeonato Paulista por Equipes e Individual, etc.) representando o Clube de Xadrez da cidade.

Sonhando um sonho possível...





São Caetano do Sul, 29 janeiro de 2013.
OF GX001/13

Ao Ilmo Sr
Prof. GILMAR TADEU RIBEIRO ALVES
MD. Secretário da SEEST
SÃO CAETANO DO SUL (SP)

SENHOR SECRETÁRIO
(ASSUNTO: Solicitar espaço - com os materiais - para a prática do Xadrez e a contratação de pelo menos 01 (um) professor de xadrez).

                O Grupo de Enxadristas de São Caetano do Sul tem a honra de apresentar a Vossa Senhoria a realidade do Xadrez em nossa cidade:
                               I . O Xadrez em São Caetano do Sul é representado nas competições oficiais por enxadristas de renome e contratados pela Prefeitura Municipal. O único objetivo é o de vencer competições e dar uma falsa imagem de que o Xadrez, na nossa cidade, é bem tratado. Só que esses grandes e corretos enxadristas não frequentam a cidade e muito menos participam das atividades enxadrísticas locais.
                               II . O ideal seria incluir nos contratos desses enxadristas contratado a obrigação de comparecerem nas atividades enxadrísticas de nossa cidade – participando de torneios, simultâneas, dando aulas – para que os nossos enxadristas pudessem ir subindo de nível, ganhando experiência, e, com o tempo terem condições de participar da equipe principal. O fato de ganhar títulos de competições oficiais no Xadrez  - principalmente Jogos Abertos e Regionais – em nada ajuda o enxadrismo local, já que os enxadristas da cidade não têm nenhum contato com esses renomados e corretos atletas.
                               III . Cita-se aqui o exemplo de Matão. Cidade do interior do Estado de São Paulo com muitos títulos e que já teve grandes enxadristas (Mestres e Grandes Mestres) contratados, e que tinham a obrigação de ministrarem aulas e participarem de atividades enxadrísticas da cidade. Já há muitos anos que a cidade participa somente com atletas da cidade e que conta com diversos títulos dos Jogos Abertos do Interior e dos Jogos Regionais.
                                IV . Em São Caetano do Sul o Clube de Xadrez foi fechado e os enxadristas não têm nenhum espaço para praticarem o importante esporte to tabuleiro. É científico de que os enxadristas são diferenciados e que os alunos que praticam o xadrez obtêm melhores notas nas escolas, com grande vantagem sobre os que não praticam o jogo.
                               V . Atualmente o nosso Grupo de Xadrez, para as suas atividades, utiliza as dependências do SESC de São Caetano do Sul, gentilmente cedidas em horários determinados por essa importante entidade. Nos dias atuais, aos sábados, até às 17h30min horas. Apesar de o SESC procurar tratar o melhor possível, ali não tem condições de desenvolvimento saudável porque várias outras atividades são programadas e as atividades são desenvolvidas no espaço da churrasqueira, algumas vezes com o som agradável dos chorinhos, com grupos regionais,  ali promovidos. Voltamos a enfatizar, o Xadrez precisa de uma sede para as suas atividades diárias.
                               VI . Pretendemos o mínimo: Um espaço para o Xadrez, composto de 02 salas, no mínimo, com banheiros, exclusivamente de uso do Xadrez, além dos materiais necessários, um funcionário para tomar conta do local, abrindo em horário normal, para toda a população e um professor de xadrez, este indicado pelo Grupo de Xadrez.
                               VII . Material mínimo necessário:
1 . 10 (dez) mesas (1,00 X 0,80 m. mais ou menos)
2. 10 (dez) tabuleiros oficiais de madeira
3 . 10 jogos de xadrez oficiais (madeira ou marfim)
4 . 10 relógios de xadrez (digital)
5 . 10 relógios de xadrez (analógico)
6 .  10 jogos simples de xadrez
7 . 01 mesa de escritório
8 . 01 mesa de computador
9 . 01  micro (com internet)
10 . 01 impressora e digitalizadora
11 . 01 armário para guarda dos materiais
12 . 01 armário para guarda de livros
13 . 30 livros de Xadrez
14 . 20 cadeiras confortáveis
15 . 01 cadeira de escritório

Grande número de cidades, inclusive aqui na nossa região, possui um Clube de Xadrez, já São Caetano do Sul – que é considerada a melhor cidade desportiva da América Latina – não possui espaço para o Xadrez.
Agradecemos e aproveitamos o ensejo para parabenizá-lo pela escolha, do seu nome, pessoa honrada e de grande prestígio no desporto nacional, como Secretário de Esportes de nossa cidade. O fato de o nosso Prefeito Paulo Pinheiro ter escolhido o seu nome para essa importante secretaria, demonstra o grande interesse do Prefeito pelo esporte de São Caetano do Sul, desta forma, o Grupo de Xadrez espera, em tempo curto, o atendimento a essa reivindicação.
Atenciosamente

GRUPO DE ENXADRÍSTAS DE SÃO CAETANO DO SUL
Representantes:
- Jayme Tortorello
- Mario Vaz
- João Paulo Mendes Parreira
- Massakatsu Niiagy
- João Szabo
- Mathias Negrão Kux
- Vinicius Pahim
- Matheus Ramos
- Danilo Thimóteo da Cunha